Páginas

8 de jan. de 2011

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA GINCANA DE LEITURA.

GINCANA DE LEITURA

“Ó Bendito o que semeia livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!

O livro caindo n’alma

É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar.”
Castro Alves
OBJETIVO DA GINCANA:
Despertar o gosto pela leitura;
Libertar o leitor e deixá-lo em contato com o livro, permitindo que ele sozinho procure os seus caminhos literários, tirando do texto o que mais lhe interessar no momento e usufruindo aquilo que vier ao encontro de suas buscas.
REGULAMENTO DA GINCANA:
1) A Gincana de Leitura será constituída de tarefas a serem realizadas e apresentadas na data prevista.
2) A cada tarefa serão atribuídos pontos de 0 a 10.
3) A organização, a pontualidade, a disciplina do grupo e a quantidade dos trabalhos apresentados determinarão maior ou menor pontuação,.
4) Cada trabalho deverá ser feito com uma obra diferente, escolhida entre as indicadas pelos professores.
5) Cada membro da equipe é diretamente responsável pelo sucesso do seu grupo, ficando a mais para o líder, somente a tarefa de coordenar os trabalhos.
6) Cada equipe escolherá uma cor para identificá-la.
7) Cabe aos professores julgarem o cumprimento das tarefas.
TAREFAS
1) Representando escolher um Roman-ce da lista e preparar uma dramatização da cena que o grupo eleger mais interessante.
Data: ____/____/____ Duração: 15 min.
Valor: 10 pontos
2) Divulgando escolher uma obra para ser alvo de uma campanha publicitária. Elaborar um Outdoor divulgando-a. Selecionar para isso lições que se possam depreender da história.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
3) Noticiando – fazer a primeira página de um jornal, contendo manchetes, textos, ilustrações sobre fatos que compõem a história de uma das obras.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
4) Entrevistando – escolher uma das obras que tenha uma personagem bem interessante e entrevistá-la, usando o conteúdo da história nas perguntas e respostas.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
Observação: um dos membros representa a personagem escolhida e os outros participam da entrevista.
5) Reciclando – apresentar uma maquete de sucata retratando uma cena de uma das obras. Usar em sua confecção apenas produtos recicláveis. Lembrando que uma cena envolve ambiente e personagens.
6) Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos Desfilando – organizar um desfile das personagens de uma das obras, caracterizados de forma a serem facilmente identificados.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
Observação: Um dos membros deverá apresentar o desfile, falando do papel de cada personagem da história, com fundo musical.
7) Cantando – escolher uma música bem conhecida e fazer uma paródia, recontando a história de uma das obras (romance / conto ou poesia).
Toda a equipe deve participar.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
8) Recriando – escolher um dos livros para transformar em história em quadrinhos, procurando destacar os aspectos mais importantes, aqueles que merecem maior reflexão.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
9) Julgando – escolher um texto que apresente uma personagem polêmica e organizar um júri. Um juiz, um advogado de defesa, outro será o promotor. Os demais membros for-marão o corpo de jurados. As teses defendidas deverão ser baseadas em fatos da história.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
10) Dançando – recontar a história de uma das obras através de uma coreografia. Para isso, escolher músicas instrumentais que tenham afinidade com o tema da obra escolhida e ressaltar em cada um dos participantes a característica mais marcante da personagem representada.
Data ____/___/_____
Valor: 10 pontos Duração- 10 minutos
Obras selecionadas:
São distribuídos 10 textos ( romance, conto, crônica, música, poesia) a cada equipe para a realização das tarefas.
FONTE: PROFESSORES SOLIDÁRIOS.

ORTOGRAFANDO - ATIVIDADES COM A LETRA H.










ATIVIDADES COM A LETRA H, ORTOGRAFANDO H.

ATIVIDADES PARA O 1º ANO - ATIVIDADES PARA REFORÇO - ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO.









ATIVIDADES PARA REFORÇO, ATIVIDADES PARA 1ANO FUNDAMENTAL, ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO, ATIVIDADES COM ALFABETO, ATIVIDADES.
FONTE: PROFESSORES ALFABETIZADOS.

COMO SE ESCREVE???

Como se escreve?
"Acender" é por fogo em algo; "ascender" é subir.
"Caça" é o ato de caçar; "cassa" é um tipo de tecido.
"Cela" é um quarto pequeno; "sela" é um arreio para cavalos, mulas etc.
"Cerrar" é fechar alguma coisa - sua boca, por exemplo. "Serrar" é cortar algo com uma serra - por exemplo, a mesa de jantar...
"Comprimento" é uma medida; "cumprimento" é uma saudação:
  • "Qual o comprimento desta salsicha?"
  • "Quero cumprimentar o açougueiro!"
"Concerto" é um show de música; "conserto" é o que se faz em algo que quebrou.
  • "O maestro quebrou o violino na cabeça do pianista durante o concerto - o violino vai precisar de conserto."
"Coser" é costurar uma meia furada; "cozer" é cozinhar uma salsicha para o lanche.
"Despensa" é onde você armazena os biscoitos; "dispensa" é uma licença do trabalho.
"Emergir" é subir à tona, como um submarino; "imergir" é ir para o fundo - também como um submarino!
"Trás" é "atrás de": "A leoa pegou a zebra por trás".
"Traz" vem do verbo "trazer": "No almoço, ela traz carne fresca para as crianças".
E tem mais! As palavras que são iguais no jeito de pronunciar, mas são diferentes na forma de escrever, como as dos exemplos acima, chamam-se "Homófonos heterográficos" (se estava procurando um nome para a sua tartaruga, já achou!).
                                                      FONTE: MINGAU DIGITAL